Quinoa, alimento com alto poder nutricional
Pesquisas feita pelo Departamento de Nutrição da Universidade de São Paulo, em parceria com a Embrapa, comparando a quinoa andina com a produzida aqui, comprovaram um perfil de proteínas de 90% em ambas. A quinoa brasileira contém mais fibras, contendo
13% contra 8,5% na andina. Os resultados indicam grandes semelhanças genéticas com a original, prometendo um futuro promissor para o cultivo no Brasil.
A quinoa conhecida como grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo. Possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes.
A quinoa não é cereal, nem uma leguminosa
Os povos Incas, quando descobriram a quinoa passaram a consumi-la diariamente há mais de 8 mil anos, a quinoa era chamada de “grão de ouro” e “mãe dos seres humanos”. Hoje dá para saber que isso não foi à toa, afinal o vegetal traz na sua composição uma concentração de proteínas com aminoácidos essenciais, fibras, ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E. Na época, a quinoa era considerado o item principal da dieta daquele povo das montanhas. Com sabor leve o grão agora é reconhecido por sua importância nutricional e conquista espaço na mesa do brasileiro, na forma de pratos doces, salgados e saladas.
Por seu alto valor energético e nutricional, a quinoa é indicada para atletas, crianças, vegetarianos, veganos, adolescentes, grávidas e lactantes. É um alimento que desenvolve a inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como memória e aprendizagem.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de quinoa em grãos
- ½ cebola picada
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (chá) de sal marinho
- Suco de 1 limão siciliano
- 2 colheres (chá) de azeite extra virgem
- 1 bandeja cogumelos shitaki fatiado
- 1 colher (sopa) de chia em grãos
- 1 pitada de pimenta-do-reino
Rendimento
Serve 2 a 4 porções
Indicação
- A quinoa atua na regulação das funções cardiovasculares, gastrointestinais e hepáticas.
- Auxilia na manutenção da integridade do sistema imunológico e no tratamento de problemas do fígado, anemia e diabetes.
- Atua na regulação das funções cardiovasculares, gastrointestinais e hepáticas.
- A quinoa é indicada também para os Celíacos, pessoas intolerantes ao glúten.
Como fazer
Refogue a cebola na manteiga e o sal, quando estiver dourado, acrescente a quinoa em grãos refogue e adicione uma xícara água, depois o suco do limão e abaixe o fogo e deixe secar, cozinhar até que fique ao dente.
Coloque o azeite em uma frigideira antiaderente e refogue o alho, depois o shitaki fatiado, com 1 pitada de sal e de pimenta-do-reino. Adicione a quinoa cozida, mais duas colheres (sopa) de água, a semente de chia e misture tudo. Acerte o sal, desligue o fogo e sirva. Decore com cenoura ralada e skitaki.
http://www.almanaquedocampo.com.br/imagens/files/caracter%C3%ADsticas%20quinoa.pdf
http://www.mundoboaforma.com.br/7-beneficios-da-quinoa-para-que-serve-e-propriedades/#WWcjfJclvpeaqhr4.99
Importante:
Perfil nutricional da quinoa
Ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. É uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais. A semente foi considerada pela Agência Espacial Americana como um alimento ideal para astronautas em voos espaciais de longa duração.
A quinoa também contém doses de ácidos graxos. “Cerca de 25% de ácidos graxos da quinoa são gordura monoinsaturada saudável para o coração, e cerca de 8% é ácido alfa-linolênico (ALA), o tipo de ômega 3 encontrado em plantas”.
Um quarto de copo de quinoa seca contém 160 calorias, 2,5 gramas de gordura (0 gramas de gordura saturada e trans), 0 gramas de colesterol e de sódio, 27 gramas de carboidratos (3 g de fibras e 0 gramas de açúcar), e 6 gramas de proteína.