A biodisponibilidade se refere a como melhorar a nossa absorção de Cálcio através da alimentação, evitando os fatores que prejudicam ou que fazem que esse mineral seja mais excretado pelo nosso organismo.
É fundamental que a dieta seja equilibrada, rica em legumes, verduras e frutas, pois a fermentação desses alimentos pelas boas bactérias no nosso intestino vai favorecer um pH intestinal mais ácido, ideal para a absorção do cálcio da dieta.
Outro fator é que esses alimentos são ricos em magnésio, e o magnésio é indispensável para a fixação de cálcio nos ossos.
Já no sangue, o metabolismo de legumes, verduras e frutas vai manter o pH levemente alcalino, sendo ideal para que as reações orgânicas aconteçam, favorecendo também a biodisponibilidade desse cálcio e, consequentemente a sua fixação nos ossos.
Para entender melhor podemos dizer que o processo de digestão que os alimentos sofrem pode gerar substâncias alcalinizantes ou acidificantes no sangue.
Como já foi dito o pH normal do sangue é um pH levemente alcalino e é nesta faixa que as funções orgânicas podem ter um ótimo desempenho. E os alimentos responsáveis por essa alcalinização são as frutas, os legumes e as verduras.
Já o leite, o açúcar, as carnes, a cafeína, as gorduras, o álcool, aditivos químicos contidos em alimentos industrializados são acidificantes no pH do sanguíneo.
Se o pH sanguíneo estiver mais ácido, o organismo precisará equilibrar esse pH para mais alcalino e para isso ocorrer o corpo vai excretar mais cálcio pela via urinária.
Outro problema que prejudica a absorção de cálcio é o consumo de altas quantidades desse mineral, sem que haja um equilíbrio com os demais nutrientes, principalmente o magnésio, e é nesse caso que pode ocorrer microcalcificações a partir do cálcio circulante que não conseguiu fixar-se nos ossos, podendo causar artrite, bursite, cálculos, nódulos, esporão, entre outro problemas de saúde.
Por isso, para a prevenção e tratamento da osteoporose, é importante a ingestão de boas fontes de cálcio e de todos os nutrientes que agem em conjunto com ele para a sua absorção, levando em consideração os fatores anti-nutricionais que impedem que esse mineral seja absorvido ou que aumente a sua excreção urinária e fecal.
Assim sendo, é muito importante evitar alimentos que aumentem a excreção de cálcio como a cafeína, o refrigerante, o álcool, aditivos químicos e excesso na alimentação de: sal, açúcar, proteína, gordura, fitatos e oxalatos. E aumentar o consumo de legumes, frutas, verduras
Essa foi a dica de hoje para melhorar a sua alimentação sendo mais eficiente na absorção de cálcio.
Qualquer dúvida entre em contato!