A Tensão pré-menstrual pode melhorar com a alimentação?
A síndrome pré-menstrual ou TPM é um período de desordem hormonal para a mulher, no entanto alguns estudos tem demostrado que compostos presentes nos alimentos consumidos de forma correta e balanceada, podem prevenir e auxiliar na melhora desse mal estar que causa tantos transtornos para o público feminino.
O que você pode consumir uma semana do período para evitar esses sintomas?
- Alimentos ricos em cálcio têm uma importante função para evitar a tensão pré-menstrual, por isso consuma derivados lácteos com baixo teor de gordura e vegetais verdes escuros.
- Aumente o consumo de carboidratos complexos, e evite os refinados, os carboidratos complexos são ricos em fibras, minerais e vitaminas do complexo B, nesse grupo estão os cereais integrais, arroz, quinoa, amaranto, linhaça e os tubérculos e raízes como batata, inhame, batata doce, mandioca. As vitaminas do complexo B atuam no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos e são precursores de neurotransmissores que dão a sensação de bem estar.
- As frutas são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais como (potássio, vitamina K e magnésio) são reguladores do metabolismo e estão presentes na formação óssea.
- As leguminosas estimulam a produção do hormônio neurotransmissor como a serotonina, fazem parte desse grupo a ervilha, feijão, lentilha, grão de bico etc.
- As sementes e oleaginosas são ricas em vitamina E e minerais como o selênio, são nutrientes antioxidantes que ajudam a aliviar a sensação de inchaço nos seios, podemos citar a semente de girassol, as oleaginosas (castanha-do-pará, amêndoas, nozes e pistache) e também como boas fontes de vit E estão o abacate, o azeite de oliva.
- As carnes, dê preferência aos peixes, ovos e fígado são ricos em ferro e vitaminas do complexo B
Conheça alguns alimentos que agravam os sintomas da Tensão pré-menstrual
Bebidas alcoólicas, podem provocar uma queda da glicemia, também as bebidas ricas em cafeína como o próprio café, chás e refrigerantes é possível que aumente o sintomas de irritabilidade.
O consumo de sal deve ser moderado, se possível não passar de 6 g por dia, o excesso de sal vai colaborar para a retenção de líquidos aumentando o inchaço, interferindo também na absorção do Cálcio.
O açúcar refinado pode diminui ainda mais os níveis do hormônio progesterona, aumentando os sintomas pré-menstruais.
Caso você não resista ao chocolate, prefira o chocolate amargo.
Você sabia que é possível diminuir a vontade de comer doces com uma alimentação mais balanceada?
A prática de atividade física também ameniza os sintomas da Tensão pré-menstrual, pois aumenta a produção de hormônios neurotransmissores que produzem a sensação de felicidade.
Algumas mulheres apresentam cólicas muito fortes, isso não é comum, nesse caso é importante fazer visitas periódicas ao seu ginecologista.