Diferenças entre Suplementos e Anabolizantes

Os suplementos alimentares são extraídos de compostos orgânicos do próprio alimento. São vendidos legalmente e podem ser consumidos em qualquer faixa etária, dependendo da necessidade, Desde uma criança que está com dificuldades para ganhar peso até um idoso com perda de massa magra, mas o seu consumo deve sempre ter a orientação de um profissional nutricionista,

Os suplementos também podem ter uma ação farmacológica, quando são em doses elevadas, nesse caso são prescritos somente por um médico.

Podemos suprir necessidades nutricionais e melhorar o rendimento na atividade física, juntamente com uma alimentação balanceada e exercícios regulares. Devem complementar a dieta de uma pessoa saudável e o seu consumo não deve substituir as refeições e nem servir como dieta exclusiva.

Os anabolizantes são feitos a partir de hormônios derivados da testosterona, hormônio masculino que podem ter análogos sintéticos, eles são ilegais e conseguidos no “mercado negro”.

Os anabolizantes podem ser prescritos pelo médico em algumas deficiências clinicas, em quantidade adequada, como por exemplos baixos níveis de testosterona, grandes quadros de desnutrição aguda, que leva ao emagrecimento repentino. Também pode ser prescrito nos casos de doenças graves onde há um desgaste físico severo após cirurgias de grande porte.

 

E o que leva as pessoas a consumirem os anabolizantes para ganhar massa muscular?

O culto ao corpo, a vida moderna onde quase tudo se consegue rapidamente, e a não preocupação com os danos irreversíveis que podem causar para a saúde, faz com que jovens entre 18 a 35 anos, busquem essa maneira de ganhar um corpo perfeito num período de tempo curto.

Outros motivos estão relacionados com a perda de peso excessiva , principalmente pós cirurgia bariátrica, quando dão inicio a suas atividades na academia. Outra questão seria a influência de amigos. Ou ainda pode estar relacionado com uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo chamada de Vigorexia ou transtorno dismórfico muscular, que afeta principalmente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos, estando associada a uma distorção da autoimagem e a um transtorno psicológico similar à anorexia.

Quais as consequências para o corpo do uso de anabolizantes?

Os danos podem ser gravíssimos como: queda de libido, agressividade, disfunção da glândula tireoide, câncer de fígado e de mama ou formação de bolsas de sangue no fígado que podem se romper causando hemorragias, hipertensão arterial, elevação do colesterol, problemas cardíacos, acne. E entre as mulheres, a voz pode ficar mais grossa e gerar infertilidade, combinados com a pílula anticoncepcional potencializa ainda mais os riscos de trombose, AVC, Infarto.

Apesar de não viciar, causam certa dependência emocional. E a interrupção do seu uso desregula seu sistema metabólico e hormonal.

Preservar a saúde é a sua melhor escolha!

Quer mudar de vida? Ser uma pessoa mais saudável?