Depressão, pode ocorrer pela falta de vitaminas, minerais e aminoácidos.
A alimentação pode auxiliar no combate da depressão, cansaço e ansiedade.
Alguns alimentos são ricos em nutrientes que auxiliam o corpo a aumentar seus níveis de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade e do bem-estar.
E quais os alimentos que se destacam para aumentar a felicidade?
- As frutas, as cítricas por sua alta concentração de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. A vitamina C diminui a secreção do cortisol, que é um hormônio liberado em resposta ao estresse e à ansiedade. Seu consumo também promove o bom funcionamento do sistema nervoso central, aumentando a sensação de disposição. Outras frutas que se destacam são jabuticaba, uva, maça e banana. O abacaxi, maracujá e as folhas do maracujá atuam como analgésicos e relaxante muscular.
- Os alimentos ricos em triptofano um aminoácido precursor da serotonina, derivados lácteos, ovos e carnes.
- Os peixes e frutos do mar pelo seu alto conteúdo de zinco e selênio e ômega 3, que agem diretamente no cérebro e possuem propriedades desintoxicantes diminuindo o cansaço e a ansiedade, também ricos nesses minerais estão as castanhas e as nozes contêm vitamina E, vitamina antioxidante que protege as células contra radicais livres.
- Para garantir a energia, a disposição alimentos ricos em minerais e vitaminas do complexo B e a limpeza do organismo estão os cereais integrais como arroz, aveia, quinoa, linhaça, raízes e tubérculos.
- As leguminosas, os feijões formam com os cereais uma proteína de alto valor biológico pela sua composição de aminoácidos.
- Os vegetais verdes escuros em destaque temos o espinafre pelo seu alto teor de ácido fólico, potássio, magnésio, vitamina A, Vit. C e vitaminas do complexo B que garante um bom funcionamento do sistema nervoso central conhecido como antidepressivo natural.
- A alface pelo seu efeito tranquilizante por conter substâncias como a lactucina e lactupicrina.
- E o chocolate amargo 70% de cacau por ser rico no aminoácido triptofano, zinco e antioxidantes, estimulador da serotonina conhecida como o hormônio da felicidade, o recomendado é consumir 30 gramas diariamente.
Exite a comida que entristece?
É verdade que alguns alimentos dão um prazer instantâneo, mas se houver abuso contribuem ainda mais para a depressão!
- Açúcares, doces e alimentos refinados, refrigerantes e itens processados.
- Gorduras trans, gorduras saturadas, embutidos, carne vermelha e industrializados.
- Álcool, atrapalha a absorção de nutrientes.