A terceira idade pode ser a melhor fase da vida!
Para isso é necessário tomar alguns cuidados com a nutrição, com a mudança no estilo de vida saudável e na prevenção das doenças.
Na terceira idade, em geral, ocorrerem algumas deficiências nutricionais, por isso é necessário a mudança nos hábitos alimentares e do estilo de vida, as principais deficiências são de Vitamina D, Cálcio, Ferro, Vitamina A e fibras alimentares.
Surgem também as mudanças no corpo, perdemos massa muscular e ganhamos gordura corporal.
É na terceira idade que diminui nosso consumo energético devido a mudança na composição corporal, hormônios, suco gástrico, diminuição das atividades diárias e muitas vezes pelo sedentarismo.
Normalmente, é na terceira idade que ocorre a perda dentária, a boca seca e a dificuldade para mastigar que também influenciam na alimentação, nesse caso é preciso mudar a consistência dos alimentos.
Pode ocorrer problemas de saúde como hipertensão, diabetes, colesterol, prisão de ventre e desidratação por não sentir necessidade ou se esquecerem de beber água.
Na terceira idade o importante é manter uma boa alimentação o corpo e a mente ativa!
Por isso faça alguma atividade física! Algo que te dê prazer!
Dicas para a alimentação na terceira idade:
- Preocupar-se com a hidratação. A Recomendação é de seis a oito copos de água diariamente, também pode incluir líquidos como suco natural e chás. Dar preferência a adoçar com açúcar mascavo, demerara ou mel.
- Para facilitar a alimentação, picar, desfiar, moer, ralar, amassar, mas tente não substituir alimentos na forma sólida por sopas e purês se não tiver problemas para mastigar
- Caso apresente problemas nos dentes ou não os tiver,não deixe de incluir na alimentação diária uma proteína animal magra, uma proteína vegetal (feijão), cereais se possível mais integrais, legumes, verduras e frutas. Talvez seja necessário substituir as verduras, legumes e frutas cruas por cozidas.
- As frutas podem ser melhor digeridas quando consumidas nos intervalos das refeições com iogurte.
- A refeição deve ser fracionada, mantendo regularidade nos horários, diminuindo o volume, sendo de 6 a 8 vezes ao dia principalmente para facilitar a digestão.
- Evite o uso exagerado do sal e temperos artificiais como sazón e caldos de carne. Dar preferência ao sal marinho e aos temperos naturais, ervas e especiarias.
- Nas refeições usar os óleos vegetais, óleo de coco e azeite extra virgem no preparo e cozimento dos alimentos.
- Lembrar que produtos diet não contêm açúcar, mas apresentam grandes quantidades de gordura e sódio, por isso são indicados para pacientes diabéticos e o consumo deve ser moderado.
- Procure comprar os alimentos da estação, principalmente frutas e verduras, elas vão ter mais qualidade em nutrientes e menor custo.
- Não substitua o jantar por lanches, isso é uma prática muito comum entre os integrantes da terceira idade.
- Evitar jantar muito próximo ao horário de dormir.
- Ofereça alimentos que sejam de fácil digestão e saciedade.
- O prato deve ter uma aparência agradável, aromático e apetitoso.
- Varie o cardápio para não causar monotonia.
- Os derivados do leite, são boas fontes de cálcio, e muito indicados na terceira idade, mas às vezes podem provocar dificuldades na digestão e problemas gastrointestinais, nesse caso experimente substituir o leite por iogurte, ricota, queijo cottage ou queijo fresco. O queijo Tofu (queijo de soja), também pode ser uma opção para adicionar em algumas preparações como legumes refogados e até sucos de frutas.
- Pode ser necessário o uso de suplemento alimentar acrescentado nos sucos e nas refeições.